Ana Teresa Freitas

Ana Teresa Freitas

Bioinformática, Genética Humana, Informática em Saúde

  • Professora Catedrática do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa
  • Doutora em Engenharia Electrotécnica e de Computadores e detentora de um diploma do Advanced Management Programme em Inovação e Empreendedorismo da Católica Lisboa, Escola de Negócios e Economia.
  • CEO da HeartGenetics, Genetics and Biotechnology SA
  • Principal competência científica nas áreas da Bioinformática, Genética Humana, Informática em Saúde, Algoritmos e Análise de Dados.

Ana Teresa é CEO e co-fundadora da HeartGenetics, Genetics and Biotechnology SA, desde 2013. É também Professora Catedrática do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa. Ela possui doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores e mestrado em Engenharia Electrónica. Tem um diploma de formação avançada do Programa de Gestão Avançada em Inovação e Empreendedorismo da Católica Lisbon School of Business and Economics. Como Professora Catedrática do IST, desenvolveu a área da Biologia Computacional e foi coordenadora da área disciplinar da Metodologia e Tecnologia da Programação. A sua principal competência científica é nas áreas da Bioinformática, Genética Humana, Informática em Saúde, Algoritmos e Análise de Dados. No contexto da área da Biologia Computacional na Europa, foi vice-presidente da ESFRI ELIXIR em 2017 e representante de Portugal entre 2010-2017. A infraestrutura ELIXIR reúne as principais organizações de ciências biológicas e de biologia computacional da Europa e tem como objetivo garantir a gestão e proteção do crescente volume de bio-dados.